Regulamento do V Concurso Gastronômico Nugahtur e Senac

I - Do objetivo do Concurso
Art. 1º O V Concurso Gastronômico, instituído pelo NUGAHTUR – Núcleo de Gastronomia, Hotelaria e Turismo, vinculado a Associação Empresarial de Francisco Beltrão e SENAC – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial em Francisco Beltrão tem como objetivo incentivar os apaixonados pela boa gastronomia a elaboração de receitas, levando em consideração as novas tendências gastronômicas.

II - Da Participação e Da Inscrição
Art. 2º Os interessados deverão fazer suas inscrições no período de 14 de setembro a 16 de outubro de 2017, após o preenchimento da ficha de inscrição, onde poderá ser solicitada e enviada pelo email nugahturfb@gmail.com ou retirar e entregar na ACEFB.

1º- Poderão participar do V Concurso Gastronômico qualquer pessoa física, maior de 18 (dezoito) anos, que possuir CPF, que não apresente vínculo empregatício com serviços de alimentação (restaurantes, bares, lanchonetes, hotéis, padarias, etc), mediante o preenchimento do formulário disponível no local da inscrição. A inscrição é gratuita e para ser validada é necessário que todos os dados do formulário estejam preenchidos corretamente.

2º- A participação no concurso se resume a uma receita, sendo esta um prato quente salgado, contendo uma porção proteica (carne, aves, peixes, etc), e uma porção de carboidrato (arroz, batata, massa, etc).

3º- A primeira etapa do V CONCURSO GASTRONÔMICO constitui a fase de inscrição, onde poderão enviar sua inscrição, receita e foto pelo email ou levar na Associação Empresarial de Francisco Beltrão (ACEFB), localizada na Rua Peru, nº. 1250 - Bairro Miniguaçu.

4º- A receita, deverá ser enviada ou entregue, conforme modelo, e em duas vias, uma para arquivar e a outra para a seleção.

5º- Tem como prazo final a entrega da receita o último dia de inscrição, dia 16 de outubro de 2017.

6º- As receitas não deverão conter nada que identifique o autor do prato, a não ser o número de inscrição que será definido no ato da inscrição.

7º- Ao efetuar a sua inscrição os responsáveis estarão automaticamente concordando com as regras estabelecidas neste regulamento, bem como a aceitação irrestrita das condições estabelecidas neste documento.

8º- As Fichas de Inscrições deverão ser preenchidas de forma adequada, apresentando todos os dados integralmente preenchidos inerentes à referida Ficha de Inscrição e a Receita, a ficha técnica, o modo de preparo e a apresentação de uma foto do prato, a qual deverá estar anexada à respectiva Ficha de Inscrição, para fins de cadastramento da RECEITA do Participante. Os que enviarem por email, e forem selecionados, ficarão responsáveis de entregar uma foto revelada, para o dia do concurso.

9º- Não serão aceitas, em nenhuma hipótese, Fichas de Inscrições preenchidas de forma inadequada, ou que não apresentem todos os dados integralmente preenchidos.

III- Da Seleção
Art. 3º No dia 17 de outubro, a comissão avaliadora do concurso selecionará apenas 5 (cinco) entre as receitas enviadas para a terceira e última etapa.

1º- A comissão fará a divulgação desse resultado no mesmo dia.

2º- A comissão avaliadora terá acesso às fichas identificadas só e somente pelo número de inscrição definido no ato da inscrição do participante, mantendo, deste modo, a neutralidade de seleção.

3º- A seleção acontecerá na Acefb, às 15:00 horas, sendo aberta ao público e a mídia, que queiram acompanhar a etapa de seleção.

Art. 4º A avaliação das RECEITAS, na segunda etapa, será realizada pelos membros do NUGAHTUR e convidados do concurso, os quais serão definidos pelo NUGAHTUR. Será escolhido conforme 3 (três) critérios pré determinados, sendo atribuídas notas de 0 (zero) a 10 (dez) para cada um dos critérios.

1º- O primeiro critério de avaliação da primeira etapa constitui a “ANÁLISE VISUAL”, baseado na fotografia do prato, levando-se em consideração a Apresentação, a Montagem do prato e a disposição das guarnições.

2º- O segundo critério de avaliação da primeira etapa constitui a “ANÁLISE DA RECEITA”, que levará em consideração se contém a porção proteica e de carboidrato, a Criatividade e Inovação.

3º- O terceiro critério de avaliação da primeira etapa constitui o “MODO DE PREPARO”, que levará em consideração a Clareza e o Entendimento da realização do prato, bem como a precisão das descrições quanto às Medidas e Tempo utilizados.

IV- Do Concurso
Art. 5º O concurso tem um caráter público e cultural, com o objetivo de incentivar a população a desenvolverem uma receita de cozinha quente, ou seja, pratos quentes, salgados e considerados pratos principais, exercitando a sua criatividade e contribuindo para o maior conhecimento dos ingredientes no âmbito das Novas Tendências Gastronômicas.

Art. 6º A terceira etapa do V CONCURSO GASTRONÔMICO será realizada no dia 21 de outubro de 2017, na Cozinha Didática do SENAC, no endereço Avenida Julio Assis Cavalheiro, nº. 2191, com inicio as 09h00 horas da manhã, onde os Participantes selecionados na segunda etapa irão produzir seus pratos, no que concerne ao pré preparo e desenvolvimento das receitas.

1º- Nesta terceira etapa, a estrutura da cozinha, para o preparo das RECEITAS, bem como os utensílios necessários e as vestimentas, será disponibilizada pelo SENAC, para uso durante o Concurso.

2º- Caso o participante utilize algum equipamento ou utensílio que o SENAC não possua. O mesmo irá entrar em contato para o participante estar trazendo no dia.

3º- Em relação aos ingredientes necessários, cabe a cada participante trazer o que irá necessitar para o desenvolvimento de sua receita. Sendo que os mesmos, devem estar na sua forma in natura, passando por todos os processos durante o Concurso.

Caso a receita necessite de um preparo mais longo como uma “marinada”, o candidato poderá trazer pré-preparado, e demonstrar verbalmente como o preparou.

4º- As receitas elaboradas deverão ser apresentadas com rendimento para 3 porções;

5º- Uma das 3 porções será reservada para apresentação e fotos, outra para os jurados provarem, degustarem e avaliarem e o restante será destinada para o público degustar.

6º- No dia do concurso, haverá sorteio para definir a ordem de apresentação dos pratos, que acontecerá com um intervalo máximo de 20 minutos entre cada um dos finalistas.

7º- Na impossibilidade de um dos finalistas puder comparecer na terceira e última etapa será chamado àquele que ficou em 6º Lugar e assim por diante.

Art 7º A avaliação das RECEITAS na terceira etapa do V CONCURSO GASTRONÔMICO será realizada por cinco jurados escolhidos pelo Nugahtur, entre eles especialistas da área, um Crítico da área de gastronomia e Formadores de opinião, conforme 5 (cinco) critérios pré determinados, sendo atribuídas notas de 0 (zero) a 10 (dez) para cada um dos critérios.

1º- O primeiro critério de avaliação da terceira etapa constitui a “ANÁLISE VISUAL”, baseado na fotografia do prato, levando-se em consideração a Fidelidade à foto.

2º- O segundo critério de avaliação da terceira etapa constitui a “ANÁLISE GUSTATIVA”, pelo que levará em consideração o Sabor, a Consistência do Prato e o Equilíbrio da Combinação dos Ingredientes.

3º- O terceiro critério de avaliação da terceira etapa constitui o “MODO DE PREPARO”, que levará em consideração a Clareza e o Entendimento da realização do prato, bem como a precisão das descrições quanto às Medidas e Tempo utilizados.

4º- O quarto critério de avaliação da terceira etapa constitui as “BOAS PRÁTICAS NA MANIPULAÇÃO”, que levará em consideração as condições de higiene pessoal, higiene dos alimentos, higiene do ambiente e manipulação segura do alimento.

5º- O quinto critério de avaliação da terceira etapa constitui o “TEMPO DE EXECUÇÃO”, onde será avaliado se o participante executou a preparação do prato dentro do tempo estipulado neste regulamento.

V - Da Premiação

Art. 8º. As premiações por colocação serão:

1º lugar:Troféu de participação + 1000,00

2º lugar:Troféu de participação + 500,00

3º lugar: Troféu de participação + 300,00

4º lugar: Troféu de participação + 100,00

5º lugar: Troféu de participação + 100,00

Parágrafo único: As premiações são pessoais e intransferíveis.

VI - Da Divulgação
Art. 9º A mídia utilizada no V CONCURSO GASTRONÔMICO será composta por divulgação em site (arquivo em “Word” para ficha de inscrição), Banners, Folhetos (com a divulgação e o regulamento do concurso), E-mail marketing, Plotagens e Revista.

Art. 10º Cada inscrito selecionado assinará autorização de exibição da imagem de seu prato, pessoal e da receita, cabendo-lhe o dever de arcar com as responsabilidades cíveis, morais e criminais, tanto no âmbito administrativo como no judicial, caso venha a existir dúvidas ou questionamentos quanto à imagem editada, isentando irrestrita e irrevogavelmente a ACEFB, NUGAHTUR e SENAC de quaisquer responsabilidades em quaisquer foro ou instância administrativa ou judicial.

Parágrafo único Poderá, ainda, o NUGAHTUR e SENAC utilizarem-se das respectivas imagens, acima citadas, receitas e depoimentos dos responsáveis para fins comerciais e de interesse próprio das mesmas, promovendo a divulgação em diversas mídias.

VII – Das Normas para desenvolvimento, redação e formatação da receita.

Art. 11º A receita deverá ser de um prato salgado quente, que contenha no mínimo 50g quantidade do ingrediente de base proteico e carboidrato, sendo os demais ingredientes de uso livre.

1º- As duas vias das receitas, assim como a ficha técnica, entregues na NUGAHTUR deverão ser impressas em impressora laser ou jato de tinta, fonte 10, ARIAL, espaço simples, respeitando os limites especificados.

2º- Não colocar nenhuma identificação do autor do prato nas fichas, para que se mantenha o anonimato e a neutralidade da seleção por parte da comissão avaliadora.

3º- Na receita deverão constar de forma obrigatória os seguintes itens: ingredientes por ordem de uso, quantidade, unidade de medida e utensílios utilizados (Ver modelo de ficha em anexo).

VIII – Das Normas para apresentação e preparo das receitas finalistas

Os participantes autorizam a divulgação dos seus nomes, vozes e imagens, exclusivamente de interesse da comunicação, marketing e propaganda do concurso, bem como cedem os direitos autorais de suas receitas (na íntegra ou em parte) à NUGAHTUR que, por sua vez, poderá utilizá-la por prazo indeterminado, para fins que julgarem necessário, inclusive para publicações de livros, ou qualquer mídia seja impressa, audiovisual, eletrônica ou digital;

As dúvidas não previstas neste regulamento serão dirimidas pela Comissão Organizadora do Concurso.

Entre cada um dos finalistas será dado um intervalo de no máximo 20 minutos para iniciar o preparo da receita, o finalista vai ter 45 minutos para a execução do prato e deverá estar com sua receita pronta para servir a comissão.

O finalista deverá chegar 1 hora antes do horário previsto para o preparo do seu prato, conforme ordem de sorteio, implicando em automática desclassificação aquele que atrasar.

Dúvidas que a Comissão Julgadora tenha em relação ao preparo da receita, deverão ser esclarecidas pelo finalista, a qualquer momento da mesma.

Os uniformes serão de responsabilidade do SENAC e será de uso obrigatório por parte dos finalistas.

IX - Dos critérios de avaliação para desempate

1.Nota mais alta no quesito análise gustativa

2. Nota mais alta no quesito análise visual

3. Consenso da comissão

X - Do Cronograma do Concurso

14/09/2017 - Divulgação do concurso e início das inscrições

16/10/2017 - Término das inscrições

17/10/2017 - Seleção das cinco receitas finalistas

17/10/2017 - Divulgação do resultado das cinco receitas finalistas

21/10/2017 - Realização da terceira etapa e divulgação do resultado final

XI – Das Disposições Gerais
Art. 12º As decisões da Comissão Organizadora são de caráter irrevogável.

1º- As inscrições que não atenderem aos requisitos do presente Regulamento serão desconsideradas pela Comissão Organizadora.

Art. 13º A Organização do V CONCURSO GASTRONÔMICO se reserva ao direito de qualquer alteração deste regulamento, de acordo com a conveniência da Organização, por força maior ou caso fortuito.

Art. 14º Qualquer alteração neste regulamento, seja da forma da inscrição, critérios de avaliação, substituição dos examinadores, datas, prêmios, mídias utilizadas, ou de qualquer outro item será informada ao Participante de forma a ser definida única e exclusivamente a critério da Organização do concurso.

1º- Caso o Participante do concurso não concorde com as modificações realizadas, comunicadas nos termos deste Artigo, deve no prazo de 03 (três) dias, exercer o direito de cancelar sua inscrição.

Art 15º O Participante do V CONCURSO GASTRONÔMICO outorga à Organização do evento o direito de utilizar as informações contidas em sua Ficha de Inscrição para fins administrativos, de marketing, envio de SMS (Torpedos) e e-mails.

Art 16º Fica outorgado, também, à Organização do evento o envio de mensagens aos Participantes regularmente inscritos no V CONCURSO GASTRONÔMICO, e-mails, ou outro tipo de comunicação, sempre remetidos pela Organização, contendo marketing ou informação publicitária acerca do referido concurso.

Art. 17º As partes elegem...., como competente para conhecer e dirimir quaisquer questões oriundas deste Regulamento, renunciando a quaisquer outros, por mais privilegiados que sejam, podendo, no entanto, a Organização do Concurso optar pelo foro do domicílio do Participante do V CONCURSO GASTRONÔMICO.

Comissão organizadora NUGAHTUR/ SENAC

Inscrições até 16 de Outubro, final 21 de Outubro de 2017.

Ficha Cadastral